A grande maioria das pessoas nem sabe que existe uma diferença e acredita que que são dois nomes diferentes para a mesma coisa: "colocar uma foto no papel".
Mas hoje eu vou te explicar como tudo isso funciona e você vai entender que a coisa tem muito mais diferenças do que parece.
Pra começar, não se sinta mal por não conhecer essa diferença pois até mesmo alguns fotógrafos profissionais desconhecem e entregam material impresso achando que não interfere na qualidade final. E não fazem isso por maldade ou algum tipo de malandragem para reduzir seu custo. na maioria das vezes é só desconhecimento mesmo.
Mas afinal, o que é impressão e o que é revelação?
A impressão é um processo de tinta sobre o papel, como o que você faz na sua casa com a sua impressora.
"Mas porque não conseguimos imprimir fotos iguais aos diversos sites que tem na internet onde compramos pacotes de impressão, mandamos os arquivos e recebemos o material impresso em casa?"
Dentro da impressão existem diveros fatores de qualidade como o tipo de papel, tipo de tinta e a própria impressora que vão influenciar no resultado da fotografia que você vai ter, podendo ficar infinitamente melhor que o que conseguimos imprimir em casa na nossa impressora velha de guerra.
Mas é importante ressaltar que na melhor impressora, com a melhor tinta e o melhor papel, sempre será IMPRESSÃO, com tinta sendo jateada sobre o papel com um determinado nível de precisão. Sendo esse conceito entendido, vamos partir para o conteito da revelação.
A revelação é um processo fotoquímico, que como o nome sugere, é resultado de uma reação química que acontece durante a exposição à luz.
A utilização de um papel fotosensível, registra a imagem de acordo com a luz que incide nele, e esse processo é igual ao que era realizando na fotografia analógica com filmes, mas hoje, com a fotografia digital, existem equipamentos que replicam exatamente esse processo, com uma precisão absurda, já que em vez de uma micro gota de tinta caindo sobre o papel, temos íons de prata por todo o papel que só são ativados se expostos à luz, o que faz com que tenhamos a representação de cada pixel com a precisão de um átomo. Isso significa que a sua foto no papel vai ser exatamente igual ao que você na tela, tanto em resolução quanto em cores.
E as coisas não param por aí.
Além de a revelação te proporcionar uma precisão muito maior em cores e sombras, ela também é mais durávelfazendo uma foto durar mais de 100 anos sem absolutamente nenhuma perda de qualidade, contra a impressão que por mais qualidade que seja feita, começa a perder definição de cores e se degradam já apartir de 10 anos (é muito pouco tempo).
Um outro fator é que a revelação permite ser feita em papel texturizado, o que causaria borrões no processo de impressão. Essas texturas, além de ser mais agradável ao toque, protege ainda mais a superfície da fotografia de arranhões e da da gordura dos dedos.
Agora que você já conhece a diferença prática de cada um dos processos, deixa eu te dar algumas pequenas dicas sobre isso.
É muito comum que sites e lojas online utilizem o nome revelação para se referir ao serviço que eles executam, quando na verdade o que eles fazem é impressão.
Na minha opinião, isso pode se dar por dois motivos:
1 - ser localizado pelo google quando o usuário procurar pelo termo revelação, já que, como eu disse, poucas pessoas sabem a diferença.
2 - pode ser que esteja usando de má fé para "vender gato por lebre" se aproveitando da ignorância do cliente, o que é um desrespeito total.
Sendo assim, antes de contratar um site assim, certifique-se de que eles trabalham com revelação em vez de impressão. E aqui eu vou colkocar em letras maiúsculas para que você entenda uma coisa.
99% DOS SITES QUE OFERECEM ESSE SERVIÇO, SÃO IMPRESSORES E NÃO REVELADORES.
Desse 1% que sobrou, boa parte deles só atendem fotógrafos cadastrados, então, a minha recomendação é procurar um fotógrafo de confiança para fazer a sua revelação com a certeza de durabilidade, ou entrar em contato com o fornecedor para perguntar diretamente se o serviço que ele faz é impreção ou revelação. O fornecedor vai imediatamente perceber que você não é um leigo e vai te dar mais detalhes sobre o processo dele. Aproveite para perguntar qual o tipo de papel que ele utiliza e dê uma pesquisada na internet sobre a qualidade comparativa daquele papel. Pode parecer exagero mas esses cuidados são para você não correr o risco de descobrir que suas fotos estão se degradando pouco tempo depois. E além do mais, depois que você encontrar um fotógrafo ou fornecedor de confiança que revele as suas fotos, você não precisa mais ficar procurando e pode manter esse padrão de qualidade que vai te deixar muito mais seguro.
Eu sou fotógrafo de famílias há muitos anos e uma verdade absoluta sobre esse tipo de fotografia, é que as pessoas querem fazê-las para guardar e mostrar para as gerações futuras como era a sua rotina, os seus hábitos, e a aparência das coisas. Mas se você investir o seu tempo e o seu dinheiro registrando esses momentos e eles começarem a se deteriorar 10 anos depois, sejamos sinceros. Não vai servir de nada.
Um material físico deve ser tratado com a importância que ele tem, para que possa cumprir o seu objetivo 50, 100, 200 anos depois. Contar a história daquela família com a maior fedelidade possível.
Então não tenha mais dúvidas na hora de decidir entre impressão e revelação. A ipressão só mais barata e por isso, mais fácil de conseguir, mas sinceramente, só a revelação cumpre o real objetivo da fotografia através do tempo.
Espero ter te ajudado. Um abraço.